segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CARLOS BORDALO - Candidato a Deputado Estadual

O deputado Bordalo nasceu na região do Marajó, no município de Curralinho. A trajetória dele começou no bairro da Sacramenta, na Pastoral da Juventude da Paróquia de São Sebastião.
Nos anos 70, Bordalo foi convidado a participar da equipe de técnicos da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE) onde trabalhou em atividades na área de educação popular e ajudou a fundar muitos sindicatos de trabalhadores, principalmente no Nordeste do Pará, onde passou 13 anos desenvolvendo ações para o crescimento da Agricultura Familiar, para cobrar dos governos a criação de linha de crédito acessível, assistência técnica, maiores investimentos em saúde, educação e infra-estrutura. Em Belém, Bordalo ajudou também na organização de trabalhadores de várias categorias, o que resultou no surgimento de alguns sindicatos fortes e combativos como o dos rodoviários e da construção civil.

Na sequência, em 1999, Bordalo foi convidado pelo então prefeito de Belém para ocupar o cargo de administrador do Distrito Administrativo Sacramenta (DASAC), quando coordenou a execução de obras como a construção da Aldeia Cabana de Cultura Amazônica e da Praça São Sebastião; asfaltamento da Passagem das Flores; revitalização da Av. Marquês de Herval e da Feira da Sacramenta; recapeamento asfáltico da Av. Senador Lemos e das passagens Vila Nova e Santos Dumont. Ele também teve importante participação no Comitê Assessor do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una, além de articular junto ao Governo do Povo a execução do projeto de drenagem e urbanização da área de ocupação denominada "Malvinas".
Em 2001 Bordalo coordenou a Secretaria Municipal de Economia e o Banco do Povo. Em 2004 Bordalo foi eleito vereador. Em seguida se propôs a ser Deputado Estadual. Bordalo já aprovou 14 leis, nas áreas de segurança pública, saúde, turismo, lazer e desenvolvimento social. E por isso, representa a Assembléia Legislativa no Conselho Estadual de Segurança do Estado, o Consep.


1-    O que seus eleitores podem esperar para um possível segundo mandato na AL?
Meus eleitores podem esperar muito empenho e trabalho no Parlamento Estadual, pois irei continuar defendendo os direitos do Pará, apoiando a agricultura familiar, os trabalhadores e trabalhadoras rurais, os investimentos para as áreas da saúde, segurança pública, infraestrutura e cidadania. Também vou continuar lutando pelos direitos da juventude, para mais oportunidades. Outro ponto é dar sequência ao trabalho de combate à exploração sexual infanto-juvenil. E envolto à tudo isso, quero continuar trabalhando pelo desenvolvimento dos nossos municípios, em parceira com os prefeitos e vereadores, na certeza de que a cada dia possamos melhorar a qualidade de vida do nosso povo. E por fim, quero garantir a defesa do governo democrático e popular, buscando a melhoria da vida da nossa gente.

2-    Nossos jovens, no Brasil inteiro, estão cada vez mais próximos da criminalidade e mais cedo do que se pensa. Como afastá-los desta situação?
Como você disse esse é um problema geral, do Brasil, mas aqui temos que reforçar as políticas públicas de combate à criminalidade, fortalecendo instrumentos como os Programas Bolsa Trabalho e Bolsa Talento, melhorando a prevenção cidadã, construindo espaços de lazer e criando espaços para o sistema social: nossos conselhos tutelares, nossas paróquias, centros comunitários, etc. Na certeza de que, juntos, possamos mudar esse paradigma.

3-    Deputado, em anos de eleição muito se fala em soluções para problemas na saúde, educação e segurança pública, mas efetivamente os índices negativos só aumentam. O senhor acredita que este cenário de abandono pode mudar? Como?
Acho que não existe este fator de abandono. É necessário afirmar que existem investimentos em vários setores, e que precisam ser dialogados com as administrações municipais. Em várias regiões as mudanças estão acontecendo, no Pará isso não é diferente.

4-    As questões fundiárias em nosso estado são um calo bastante desagradável em nossa história. Em sua opinião é possível fazer uma reforma justa? E porque até agora ela não foi feita?

O Governo Popular está fazendo a reforma agrária de maneira coerente.

5-    Percebemos que assim como o senhor, outros candidatos do PT quando se referem aos trabalhos positivos do ex-prefeito Edimilson Rodrigues, se referem como “o prefeito da época” ou “governo do povo”. Existem mágoas entre o PT e os dissidentes que fundaram o PSOL?   

A política não pode ser feita com ódio, temos que valorizar a política como instrumento de mudanças, ou seja, não devemos ter magoas nem rancores, por isso, a gestão do Governo do Povo, que era uma gestão petista, representava o partido.

6-    E por outro lado vemos que o PT se sente muito confortável com Jader Barbalho e Duciomar Costa. Como podemos entender essa incoerência?

Estamos tratando com partidos e não com pessoas, por isso o PT decidiu fazer alianças, assim como os outros partidos também estão livres para se aliar com outros partidos importantes.

7-    Deputado, percebemos que a descrença na política e nos políticos brasileiros é uma realidade, principalmente entre os jovens, que não levam a sério as promessas, as soluções milagrosas que surgem nas propagandas eleitorais. Como estimular o voto diante destas circunstâncias?

Tenho um conjunto de propostas ligadas ao tema, com intuito de assegurar os direitos para os jovens. As principais são: debate da Meia Passagem Intermunicipal, aprovada pelo Governo do Estado e que está já está vigorando, apresentação da “PEC da Juventude”, incluindo o termo “Jovem” na Constituição, e assegurando que o Estado proteja os direitos econômicos, sociais e culturais dos jovens. Além disso, apresentei a “PEC da juventude rural” incluindo moças e rapazes de 16 a 24 anos na seleção pública para os serviços de assistência técnica e extensão rural. Outra PEC estabelece a reserva de 30% das vagas ofertadas nos concursos públicos para a faixa etária de 18 a 29 anos, em todos os níveis.

8-    Um clichê em discursos é: “o jovem é o futuro do nosso país”. Esse futuro chegará quando?

Antes de pensar no futuro é necessário pensar no presente dos jovens. Com apoio do Lula e da governadora Ana Júlia surgem políticas públicas funcionais. São ações que quebram as barreiras, é o caso do Bolsa Trabalho, Bolsa Talento, ProJovem, Bolsa Família. Uma rede de proteção e assistência fundamental para que não haja descontinuidade.

09- Como o senhor define seus primeiros 4 anos de mandato como deputado estadual?

Meu primeiro mandato se voltou para apoiar o desenvolvimento dos municípios, abrindo portas para prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, lideranças sindicais, movimentos sociais e centenas de agricultores familiares.
Viabilizei emendas parlamentares para criar sistemas de abastecimento de água, luz para as vilas, construção de quadras esportivas, pavimentação de ruas e qualificação profissional.
Lutei e consegui instalar a CPI da Pedofilia na Assembleia Legislativa e trabalhei para melhorar a segurança pública.
Em Belém, trabalhei para a melhoria do trânsito, através do Ação Metrópole. Também trabalhei para viabilizar o Programa Bolsa Trabalho e a Meia Passagem Intermunicipal.
Lutei pela aprovação da autorização de empréstimo para aquisição de mais de 500 máquinas para os municípios, melhorando as estradas vicinais. Também ajudei a aprovar o empréstimo de 366 milhões de reais que vai levar infra-estrutura e serviços para os nossos municípios.

10- Com Carlos Bordalo o que muda na política do nosso Estado?

Nasci na região do Marajó, no município de Curralinho e desde jovem entendi a importância da política para melhorar a vida de todos. O mandato estadual busca lutar pelos direitos das pessoas. É isso que quero garantir para nossa sociedade, mais desenvolvimento, mais segurança, mais políticas públicas de incentivo a qualificação profissional dos nossos jovens, mais emprego e renda, etc. Não esqueça. Para saber mais da atuação parlamentar do deputado Bordalo, suas propostas e como anda a campanha rumo à reeleição acesse nosso blog:www.bordalo13.blogspot.com, ou nosso portal da campanha: www.bordalo.com.br. Se preferir mandar sugestões ou fazer questionamentos e-mail é:bordalo13@yahoo.com.br 

Um comentário:

  1. bom deputado gosta de ouvir as comunidades;dia17 esteve com agente na aria das malvinas,debateno os problemas da comunidade junto com os compalheiros diogo ,zeca cabo junior e eu edval que estamos concorrendo uma chapa do centro comunitario,obrigado deputado por ter aceito o nosso com vite.o meu imeil e edval-guerreiro@8.com

    ResponderExcluir